Tecnologia da SITECH Brasil salva vidas e gera empregos

Edição: 
N° 60

Tecnologia da SITECH Brasil salva vidas e gera empregos

Produto semiautônomo desenvolvido pela empresa mantém operadores seguros a quilômetros de distância da área da mina

 

A velocidade com que a tecnologia se desenvolve nos dias de hoje é espantosa e nos dá a sensação de que não há limites para seu crescimento. Toda essa capacidade de criar, automatizar e eliminar etapas é fantástica e, em alguns aspectos, preocupante. Afinal, nos últimos anos,  milhares de postos de trabalho foram fechados e algumas profissões simplesmente deixaram de existir graças a avanços tecnológicos. A tendência é que isso ocorra com frequência ainda maior nas próximas décadas, mas você sabia que em alguns cenários a tecnologia é capaz de salvar vidas e também gerar novos empregos?

É exatamente isso que aconteceu com um produto semiautônomo desenvolvido pela SITECH Brasil para operação de equipamentos em ambiente de mineração. A inovação permite que tarefas sejam realizadas à distância, o que dá segurança aos operadores. E, além de reduzir acidentes de trabalho em áreas de alto risco, a tecnologia desenvolvida pela SITECH também abre vagas no mercado.

 

Novos postos de trabalho

“Com o produto semiautônomo foram criados mais de 100 novos postos de trabalho diretos e indiretos”, afirma Tiago Barros, gerente técnico da SITECH Brasil. Ele destaca que a implantação do projeto exigiu uma especialização dos operadores, agora chamados de operadores de operação remota. “Na SITECH foram criadas 17 novas posições de trabalho, entre programadores de software, consultores e analistas de diversas áreas. A empresa criou um setor denominado Soluções Especiais, dedicada à análise de performance, segurança e melhorias da solução”, completa Tiago.
O projeto possui como princípio salvar vidas, já que agora mantém operadores a mais de 23 quilômetros de distância da área de operação. Em caso de rompimento de uma barragem, por exemplo, nenhuma vida envolvida na operação é colocada em risco.
“Os operadores hoje trabalham dentro de uma sala climatizada, fora da área da mina, com todo conforto e estrutura. Estão seguros e com a certeza de que suas vidas estão preservadas, independentemente de qualquer incidente ou acidente”, conta Tiago.  
Além desse aspecto crucial, o produto semiautônomo desenvolvido pela SITECH oferece outros benefícios para os clientes.

Novo patamar de tecnologia

“Um ponto adicional é a entrada dos clientes no universo da tecnologia, ambiente ainda pouco explorado no Brasil. Os clientes que estão entrando nesse projeto são alçados a um novo patamar de inserção tecnológica e, através dela, estão descobrindo novas formas de construir e agregar valor ao seu negócio, cada vez se diferenciando mais e se colocando à frente de seus concorrentes”, explica Marx Gutierrez, gerente de negócio da SITECH Brasil.
O desafio da empresa foi desenvolver um produto capaz de preservar os integrantes da equipe em campos de mineração e ao mesmo tempo manter os níveis de qualidade e produtividade do trabalho realizado nas operações tripuladas.
“Certamente salvar vidas é o maior destaque dessa solução, mas vale ressaltar que ela está proporcionando um salto evolutivo na engenharia. A solução tem um alto coeficiente de ineditismo, foi desenvolvida e implantada em tempo recorde e engloba soluções de ponta, como os sistemas Trimble, os rádios Rajant, diversas soluções SITECH e todo o know how de equipamentos adquiridos nos 80 anos do Grupo Sotreq”, descreve Marx.

 

A SITECH pode ser contatada por meio da área de Contato do site http://www.sitechbr.com.br/ ou pelo telefone de contato 0300 313 6237.

 

TECNOLOGIA (SITECH)