Soimpex abre filial para atender às empresas de Minas Gerais

Edição: 
Nº 63

Soimpex abre filial para atender às empresas de Minas Gerais

Trading foca em importações e oferece benefícios do programa do governo do Estado

As empresas de Minas Gerais que trabalham com o mercado externo contam agora com uma filial da Soimpex, trading da Sotreq especializada no apoio aos clientes que precisam de rapidez, segurança e economia na hora de importar. A nova sede fica em Vespasiano, na Região Metropolitana de Belo Horizonte-MG.

Assim como já é referência no Espírito Santo, a Soimpex chega em Minas para facilitar o desembaraço no processo de importação das empresas que precisam trazer do exterior seus equipamentos e mercadorias para suas atividades no Brasil. Com vasta experiência neste mercado, uma das vantagens da trading é trabalhar com o programa de incentivos fiscais oferecido pelo governo mineiro, que ajuda as empresas a economizarem e se tornarem mais competitivas.

“O mercado de Minas Gerais é muito robusto e tem grandes oportunidades de novos negócios. Com a retomada econômica, grandes investimentos estão sendo feitos em bens de capital. Com isso, cresce a demanda de grandes empresas por importação de bens de alto valor agregado, com grande inovação tecnológica para ampliar ou renovar seus parques produtivos”, diz Valeska Vasconcellos, gerente da Soimpex.

Estrutura e benefícios fiscais

A nova unidade da Soimpex compartilha a estrutura física da filial da Sotreq de Vespasiano. Com uma sala exclusiva, a trading tem uma estrutura robusta e está inserida em um contexto propício aos negócios: está localizada perto do aeroporto de Confins e dentro da Região Metropolitana de Belo Horizonte.

Tão importante quanto a física, é a estrutura dos serviços que a Soimpex oferece aos clientes, principalmente no que se refere à redução de custo para eles. “Nossos serviços são importação, exportação e assessoria em comercio exterior. Nosso foco é a importação atuando como trading, efetuando importação de equipamentos para revenda para empresas mineiras. Estamos habilitados para operar com o benefício do Corredor de Minas. Assim, efetuamos importações para nossos clientes, cuidamos da nacionalização e logística e ainda temos redução de custos com a redução do ICMS”, explica Valeska.

O Corredor de Minas ou TTS (Tratamentos Tributários Setoriais), ao qual ela se refere, tem a finalidade de incentivar e aquecer a economia mineira. “É um programa de incentivos fiscais do governo do Estado para os clientes que realizarem operações de importações de mercadorias, seja para revenda ou para serem utilizadas em processo industrial do importador”, diz Vivian Nascimento, consultora comercial da Soimpex.

Com a assessoria da Soimpex, o cliente será devidamente esclarecido sobre o benefício. Como, por exemplo, que o TTS não é aplicado para todas as mercadorias importadas e que é o Estado quem define as exceções. A “lista negativa” inclui combustíveis, derivados do fumo, produtos de ferro ou de aço e alguns produtos alimentícios, como café, leite e farinha de trigo, entre outros. “O nosso nicho, que é equipamento pesado, está dentro da lista positivas e poderemos agregar, e muito, aos clientes que precisam importar máquinas pesadas”, afirma Vivian.

Prazo com o ICMS

Ela explica que as empresas que aderirem ao regime especial terão o diferimento do ICMS devido na importação, de mercadorias adquiridas com o fim específico de comercialização e quando o desembaraço ocorrer em território mineiro. O diferimento é uma postergação do imposto, que será pago em um momento futuro.

Vivian lembra que também será concedido crédito presumido de ICMS ao cliente nas vendas internas e interestaduais, com a mercadoria possuindo ou não similar nacional. O crédito pode variar de 2,5% a 6%, dependendo do caso.

Experiência em comércio exterior

Facilitar a vida das empresas com o desembaraço e a ajuda na obtenção dos benefícios fiscais são a especialidade da Soimpex com o mercado externo. “Nossos diferenciais: ser empresa do Grupo Sotreq (confiabilidade, segurança, governança, sustentabilidade); ampla experiência em comercio exterior em importação de equipamentos de grande porte Caterpillar e outras marcas; e ser empresa habilitada para operar com o benéfico local de benefícios fiscais atrelados ao ICMS”, conclui Valeska.

A filial da Soimpex fica na Avenida das Nacões, nº 4069, no Distrito Industrial - Vespasiano-MG. A unidade está de portas abertas para receber os representantes das empresas, para conhecer a estrutura da trading e tudo o que ela pode oferecer.

 

LOGÍSTICA (SOIMPEX)